Toquinho e Paulo Ricardo se juntam para homenagem moderna a Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes completaria 100 anos de idade em 2013. Toquinho – parceiro do poetinha em clássicos como "Regra três", "Carta ao Tom", "A tonga da mironga do kabuletê", "Sei lá... a vida tem sempre razão", "Como dizia o poeta", "Mais um adeus", "Meu pai Oxalá"– decidiu antecipar as comemorações com um disco inusitado: chamou o cantor Paulo Ricardo para um álbum tributo ao poeta carioca.

O CD – intitulado Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius – será lançado nesta quarta-feira (13) em um show em São Paulo. A intenção, segundo release distribuído à imprensa, é “mesclar fragmentos de gravações originais com sons eletrônicos” para “conquistar um novo público e o mercado internacional”. Para isso, Toquinho e Paulo confiaram os arranjos a Waldo Denuzzo, músico ligado à publicidade.


Na apresentação do CD, Toquinho sai logo em defesa do trabalho. “Vinicius de Moraes, aglutinador e harmonioso que era, está unindo diferentes tendências e gostos musicais. Vinicius é pop”, escreve, para afastar de cara os mais puristas. De fato, quem conheceu a obra de Vinicius poderá estranhar o som. A faixa divulgada “Eu sei que vou te amar” perdeu o lirismo habitual. Ganhou arranjos eletrônicos sobre o violão de Toquinho e interpretação “rouca/romântica” do roqueiro Paulo Ricardo.


O parceiro de Vinicius também falou da dificuldade do trabalho. “Concessões foram feitas harmonicamente por todas as partes. A mixagem foi uma loucura! Dias e noites inteiras em vários estúdios”, diz. “Este mosaico é o nosso disco”, diz Toquinho.

Paulo Ricardo, conhecido como vocalista do RPM, uma das bandas de rock mais importantes da música brasileira, diz que sempre teve muita intimidade com as canções feitas por Vinicius de Moraes e a turma da bossa nova. “Toquinho, Vinicius e Maria Creuza foi um dos discos mais ouvidos em casa durante a minha infância. Suas faixas estão em minha memória musical como cantigas de roda e canções de ninar”, diz, referindo-se ao álbum lançado pelo trio em 1970.

O cantor também adota uma postura defensiva sobre as possíveis críticas. “Era natural que (eu) viesse a gravá-las algum dia, apesar de, para muitos, parecer improvável que um “roqueiro” (há algo de pejorativo neste termo ou é paranoia minha?) o fizesse”, escreve na apresentação do CD. Segundo Paulo Ricardo, esse trabalho vai colocar Vinicius nas pick-ups dos DJs do Brasil e do mundo.

Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius será lançado pela gravadora Building Records e vai trazer, além de Eu sei que vou te amar, as faixas “Água de beber”, “Tarde em Itapoã”, “Canto de Ossanha”, ‘Samba da Benção”, “Carta ao Tom 74”, “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema”, “Samba de Orly”, “Pra que chorar?”, “Insensatez”, “Sei lá... a vida tem sempre razão” e uma parceria inédita de Toquinho e Vinicius chamada “Romeu e Julieta”.

[FONTE: Revista Época]