Facebook anuncia chat em vídeo em parceria com Skype

O presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira um novo serviço de envio de mensagens instantâneas em vídeo, que é uma extensão da associação anunciada no fim de 2010 com o pioneiro das comunicações pela Internet, Skype.Essa função permite aos internautas comunicar-se em vídeo a partir do Facebook inclusive se não tiverem uma conta Skype.

"Há alguns meses começamos a trabalhar com o Skype para canalizar as chamadas por vídeo pelo Facebook. Colocamos na função conversa instantânea (chat), dessa forma, todas as comunicações começam no mesmo lugar" da página Facebook, informou no blog do Facebook um dos engenheiros que trabalhou no projeto, Philip Su.

"Achamos que é genial", declarou por sua vez Zuckerberg em uma apresentação na sede da empresa em Palo Alto (Califórnia, oeste), transmitida pela Internet.Em declarações feita aos jornalistas, Zuckerberg disse que "não descarta" chamadas de vídeo em grupo no Facebook no futuro.


O Google lançou na semana passada o Google+, que inclui uma função de chamada de vídeo grupal denominada "Hangouts" (locais de reunião), que foi bem recebida pelos primeros usuários.

Zuckerberg disse que os planos de somar o Skype ao Facebook começaram antes de a Microsoft anunciar em maio que iria comprar o Skype, líder das chamadas de voz e vídeo na internet, por 8,5 bilhões de dólares.

A aliança Skype-Facebook e a consolidação dos laços entre Facebook e Microsoft ocorre num momento em que o Google começa a investir nas redes sociais.

Segundo Zuckerberg, a importância que o Google e outras empresas têm conferido à ampliação do aspecto social é uma confirmação de que o Facebook está no caminho certo.