Playing for Change faz shows no Brasil

Em 2009, um vídeo de artistas de rua de diferentes países interpretando a canção Stand By Me ganhou destaque no YouTube. O clipe, uma iniciativa do engenheiro de som Mark Johnson, teve mais de 30 milhões de visualizações no YouTube e ganhou destaque mundial. Batizado de Playing for Change, o projeto cresceu e já rende o segundo CD e DVD, que chega às lojas ainda neste mês.

Na próxima quarta-feira (15), o grupo, na verdade, parte dos artistas que participam do projeto, faz sua primeira apresentação no Brasil, país que aparece no novo trabalho do grupo com oito percussionistas, ao lado de músicos do Mali (África), Estados Unidos, Índia, Jamaica e Japão. O primeiro show do grupo acontece no Bourbon Street, em São Paulo. Depois, as apresentações acontecem dia 16 no 10º Jazz Festival Brasil, em Belo Horizonte (MG), e no dia 18, no 3º Bourbon Festival ,em Paraty (RJ).

No repertório, canções como Birds Three Little e Redemption Song (Bob Marley), Higher Ground (Stevie Wonder) e Imagine (John Lennon).

Além da música, Mark Johnson, que transformou o Playing for Change em uma fundação, se preocupa, de fato, em fazer algo para mudar o planeta. A primeira escola de música foi fundada em 2009, a África do Sul. Atualmente, outras três difundem a ideia do grupo. A fundação ainda mantém uma parceria com a Nasa, que desenvolve uma ferramenta para que as aulas de músicas do projeto possam ser acompanhas simultaneamente por artistas de diversos países.

Assista ao clipe de Redemption Song:






[FONTES: Youtube e Mente Aberta da Revista Época]