Eclipse deixa Lua encoberta por mais de duas horas

Terminou por volta das 19h o eclipse lunar. O fenômeno, que pode ser visto em vários cantos do planeta, inclusive com uma excelente visão dos observatórios em Minas Gerais, começou às 16h22 e deixou a Lua encoberta às 18h03, momento em que já era noite e deixou o fenômeno ainda mais atrativo.

Como a Lua, neste período do ano, nasce no Estado às 17h30, os mineiros tiveram cerca de uma hora e meia de eclipse visível. O nascimento da Lua durante a fase do eclipse total, próxima à linha do horizonte, provocou ainda a sensação de que o astro estava maior. No Brasil, somente as regiões Sul e Sudeste tiveram a visão total.

O eclipse lunar ocorre quando há o alinhamento entre Sol, Lua e Terra. O professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Las Casas, explica que a Lua fica entre os dois astros. "Ela fica linda, avermelhada". A tonalidade é explicada pela atmosfera do planeta, que funciona como uma lente convergente e filtro. "A lente joga a luz solar onde a Lua está (atrás da Terra). O filtro ‘joga fora’ o componente azul da luz, deixando passar somente o vermelho".


**********************************
Infelizmente, por causa do horário, não pude pegar o meu telescópio e ver essa rara beleza ao vivo, mas as fotos ficaram ótimas e nos permite contemplar tal magnífico evento.
Riva Moutinho