Baterista do Legião, Bonfá canta no Lapa em BH

É em meio a uma retomada da obra e história da Legião Urbana, banda que rendeu grandes capítulos do rock nacional, que o cantor e compositor Marcelo Bonfá chega a Belo Horizonte neste sábado (11) para um tributo ao grupo que formava com Renato Russo e Dado Villa-Lobos. A apresentação, que acontece no Lapa Multishow, será permeada pelos grandes clássicos e pelo repertório dos três álbuns do ex-baterista, em especial "Mobile", sua última produção.

O revival da antiga banda de Bonfá se dá no cinema e, atualmente, dois filmes que envolvem a história do grupo estão em produção.

Em entrevista ao Pampulha, ele conta que está acompanhando a produção de "Somos Tão Jovens", longa-metragem de Antônio Carlos da Fontoura inspirado na trajetória de Renato Russo. "Esse eu estou acompanhando mais de perto. Ele fala do começo da nossa história ainda em Brasília. Eu recebi o roteiro e achei legal", diz.

Outra produção que se apropria do trabalho da trupe capitaneada por Renato Russo é "Faroeste Caboclo", dirigida por René Sampaio, que conta a história de João de Santo Cristo, que desembarca na capital federal para se apaixonar por Maria Lúcia e duelar com Jeremias. "Há muito tempo nós recebíamos roteiros de pessoas querendo fazer o filme. E em muitos eles queriam interpretar a letra", afirma Bonfá, ressaltando que só agora a autorização para a filmagem foi concedida. Há ainda um filme publicitário, lançado na última quarta (8), em que a produtora O2 Filmes, do diretor Fernando Meirelles, conta o romance de "Eduardo e Mônica", famoso casal criado por Russo. Em pouco mais de um dia, o vídeo ultrapassou a marca de 1 milhão de acessos na internet.

O último disco de Bonfá, "Mobile", foi lançado em 2007, mas representa uma situação cada vez mais atual para a indústria fonográfica. Disponibilizado apenas na internet, o álbum não teve exemplares físicos produzidos e é possível ouvir e comprar as faixas no site do cantor (www.marcelobonfa.com.br). "Eu lido com a internet desde 1996. Quando eu decidi fazer o ‘Mobile’ a indústria já estava com um ar deprê", conta.

No disco, Bonfá apresenta baladas que remetem ao rock dos anos 1980 e à música eletrônica, fazendo uso de sintetizadores. "Eu uso elementos que estão dentro de mim, e é inconsciente", define.

Projeto e parcerias
Apostando no mundo digital, Bonfá está preparando um novo álbum, que também será comercializado apenas na rede. "Já tenho sete músicas. Eu vou gravando as ideias e tem muita coisa que já está pronta", adianta, explicando que trabalha no estúdio que tem em casa. Entre os novos parceiros do baterista está a banda Jota Quest, com quem prepara um canção, ainda sem previsão de lançamento.

Marcelo Bonfá
Festa Supra Sumo
Lapa Multishow (R. Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia, 3241-2074). 
Neste sábado (11), às 22h. R$ 50 (inteira).

[FONTE: Jornal O Tempo]