Seminário "Felicidade" com Marcia Tiburi

Casa Fiat de Cultura e Sempre Um Papo abrem o Seminário “Felicidade? – com Marcia Tiburi e convidados”

A Casa Fiat de Cultura e o Sempre um Papo retomam a série de seminários realizados desde 2009, nesta edição, com o tema “Felicidade? - com Marcia Tiburi e convidados”. São seis encontros que vão trazer à tona este desejo universal, mas que tem uma história bem mais complexa relacionada à filosofia e, ao ramo da filosofia, prática chamada de ética. Questão cultural geral, a felicidade interessou a todos em tempos e espaços diferentes. Literário e poética, o tema não deixa de ser o foco humano em tempos modernos e virtuais. Na abertura, em 17 de maio, sob a mediação do idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges, Marcia Tiburi falará sobre o tema “Felicidade e Infelicidade: O Desejo e a Ética”. Os próximos eventos ocorrem nos dias 24 e 31 de maio e 07, 14 e 21 de junho, sempre às terças-feiras, às 19h30, no auditório da Casa Fiat de Cultura - Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1.250 – Belvedere. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, sujeita a lotação do espaço, 180 lugares.

Durante o seminário, a filósofa Marcia Tiburi e outros importantes intelectuais, como Alexandre Veloso de Abreu e Miriam Goldemberg tratarão de assuntos ligados ao tema. Diante da pergunta, “Felicidade?”, Tiburi questiona: “Mas será mesmo assim? Não será a infelicidade a verdadeira face desta grande idéia que nos serve de crença?”. De acordo com a escritora, a felicidade é o grande motivo pelo qual o ser humano escolhe ter um futuro. Justamente porque ela se faz como medida de todas as coisas humanas. Para ela, “em tempos sombrios, é bom lembrar do sentido da felicidade como idéia construtora do mundo antes que ela seja devorada pelo sistema que tudo transforma em mercadoria. Se a felicidade não se vende é porque ainda podemos sonhar com ela. Debatê-la é realizar o maior desejo filosófico, o de tentar compreendê-la à media que se fez tema urgente de nosso tempo”, acredita.

O seminário conta com o patrocínio da New Holland, numa realização da Casa Fiat de Cultura e Sempre Um Papo, com apoio do jornal Estado de Minas, da rádio Guarani FM, da TOM Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Além de se firmar como um dos principais espaços de exposições de arte no Brasil, a Casa Fiat de Cultura busca sempre promover a discussão em torno de questões vitais ao homem contemporâneo”. 

[FONTE: Casa Fiat de Cultura]