Obra do Pink Floyd ganhará reedição de luxo com faixas inéditas


A banda britânica Pink Floyd – uma das mais influentes do rock mundial, fundada em 1964, - e a gravadora EMI anunciaram nesta terça-feira (10) a reedição mais completa de toda a obra do grupo . Os lançamentos, previstos para começarem no final de setembro, estarão disponível em todos os formatos digitais (CD, DVD, Blu-Ray e Super Audio CD) e também para iPhone.

A série de lançamentos, que sairá com o título Why Pink Floyd?, trará edições para colecionadores com vários discos que contêm músicas não lançadas anteriormente, filmes de shows restaurados e uma gravação da emblemática atuação de The dark side of the moon, em Wembley (Inglaterra), em 1974.


A proposta do “pacote” é agradar todo o tipo de público, desde aqueles que querem conhecer o som feito pela banda (com a reedição dos álbuns), até os fãs mais dedicados, com boxes de luxo, com takes alternativos acompanhando as gravações originais.

Para ser fiel ao legado já construído pela banda, a gravadora chamou profissionais que trabalhavam com o grupo ao longo dos anos. Storm Thorgerson, diretor de arte da banda por muito tempo, supervisionou a parte gráfica, incluindo os novos livretos elaborados para todos os CD’s, nova arte para os box-sets e os menus dos DVD. Já ao fotógrafo Jill Furmanovsky coube a edição do livro original com fotos inéditas da banda.

Roger Faxon, presidente da EMI Group, declarou que se trata de uma colaboração "única" entre a empresa e "um dos grupos mais criativos e influentes da história"."Trabalhamos juntos durante mais de um ano neste projeto que incorpora todos os elementos que faz do Pink Floyd uma das forças inspiradoras da música moderna", disse o executivo.

O primeiro lançamento estará disponível no dia 26 de setembro de 2011 e no dia 7 de novembro começará a segunda fase do projeto, centrado no álbum "Wish you were here".

A gravadora EMI e o Pink Floyd são parceiros desde 1967. O grupo já vendeu, ao longo da carreira e das diversas formações, mais de 200 milhões de discos no mundo todo.
Confira o calendário de lançamentos:


26 de Setembro:
Todos os 14 álbuns remasterizados em versões ‘Discovery’
Box-set com os 14 álbuns com livro de fotografias
Downloads de áudio dos álbuns em formato ‘Discovery’ e do box-set
The Dark Side of The Moon – Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.

7 de Novembro:
A Foot In The Door -The Best of Pink Floyd
Wish You Were Here – ‘Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.

27 de fevereiro de 2012:
The Wall – ‘Edições ‘Immersion’ e ‘Experience’, Vinil, e edições digitais.