Microsoft compra Skype por US$ 8,5 bilhões

A gigante americana de informática Microsoft anunciou nesta terça-feira (10) a conclusão de um acordo com a empresa de telefonia pela internet Skype, para comprá-la por 8,5 bilhões de dólares, na maior aquisição da história da empresa de software. "O Skype é um serviço extraordinário, amado por milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou o diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer. "Juntos, vamos criar o futuro das comunicações em tempo real", completou.

Fundado em 2003, o Skype tem atualmente 170 milhões de usuários conectados por mês, que passaram mais de 207 bilhões de minutos em comunicações vocais e de vídeo em 2010. A Microsoft pretende tornar acessível o serviço no console de jogos online Xbox, assim como nos telefones que funcionam com o sistema Windows Phone, e em "uma ampla gama de aparelhos com o sistema operacional Windows".

Alguns analistas consideraram o preço de compra excepcionalmente elevado. "Uma valorização 10 vezes maior que o volume de negócios é importante, é o mínimo que se pode dizer", destacou o analista Douglas McIntyre no site 247WallSt.com.


Em um relatório publicado no mês passado, o Skype anunciou um volume de negócios líquido de 860 milhões de dólares, uma alta de quase 20% em comparação com o ano anterior, com uma perda líquida de 6,9 bilhões. O grupo alegou na ocasião que apesar de ter alcançado uma presença mundial importante até o momento e registrado um crescimento de usuários, "o índice de nossos usuários conectados e que pagam ainda é modesta em relação ao nosso mercado potencial".

A Microsoft informou que o Skype se tornará uma nova divisão de negócios dentro da empresa, com o CEO do Skype, Tony Bates, como presidente da Divisão Microsoft Skype. Bates vai responder diretamente a Ballmer na hierarquia da empresa. Dezenas de milhões de pessoas usam o Skype para fazer ligações de baixo custo ou gratuitas pela internet, usando seus computadores ou smartphones.
A compra do Skype pode ser uma saída para a Microsoft melhorar sua imagem de empresa de software e ganhar pontos em um mercado aquecido de smartphones, num momento em que a internet migra cada vez mais para os meios móveis. A maior aquisição da Microsoft até o momento havia acontecido em 2007, quando a empresa pagou US$ 6,3 bilhões pela companhia de marketing digital aQuantive.

Segundo especulações, o Skype também era alvo de interesse de Cisco, Facebook e Google. Microsoft e Skype anunciaram que o acordo já foi aprovado pelos conselhos diretores das duas empresas. O Skype tem como proprietário o fundo de investimentos Silver Lake. Bates afirmou que Microsoft e Skype "compartilham a visão de levar inovação em software e produtos para os clientes".