Eddie Vedder faz um luau no seu ouvido

O disco Ukelele songs, de Eddie Vedder, vai direto ao ponto: É um disco de Eddie Vedder, e ele toca canções que compôs com um ukelele, aquele cavaquinho havaiano. Não tem guitarra, baixo, bateria, não tem nada ligado na tomada além dos microfones de captação de som do estúdio de gravação. O Pearl Jam, banda onde Vedder fez vida e fama, está se preparando para as intensas comemorações de 20 anos, em setembro. O vocalista, ao que parece, largou as mega-turnês e foi para a praia, “fazer um som”, no relax...

... E fez um disco com boas melodias e letras de amor. Parece feito para ouvir sozinho. Com exceção de uma ou outra faixa que poderia ganhar produção e virar single do Pearl Jam, como a balada soturna “Without you” e a agitada “Can’t keep”, que abre os trabalhos. São as melhores canções do disco, mas as mais deslocadas do repertório.

A regra geral de Ukelele songs é a despretensão, a melodia ingênua, as faixas curtas e diretas. Nesse quesito, nenhuma é melhor que “Tonight you belong to me”, um clássico do cancioneiro popular americano em versão bonitinha no dueto de Vedder e da cantora Cat Power. Em “Dream a Little Dream", outra versão de um clássico, a voz do líder do Pearl Jam fica forçadamente grave, o que pode dar a impressão de sensualidade e, ao mesmo tempo, de galhofa. É uma ótima chance para quem sempre quis ter a voz grave de Eddie Vedder ao pé do ouvido.

O disco pode ser ouvido inteiro no perfil de Vedder no We7, mas aqui no Brasil, por restrições de região, só podemos ouvir 30 segundos de cada canção. O lançamento oficial será no dia 31 desse mês. Para aplacar a curiosidade dos mais afoitos, o vídeo abaixo tem o primeiro single do trabalho, "Longing to belong".


Ouça o CD na página de Vedder no We7: clique aqui