terça-feira, 1 de setembro de 2009

JERRY LEE LEWIS: Um dos reis do rock n'roll

Nascido em Ferriday, Louisiana, Jerry Lee Lewis demonstrou talento natural para o piano desde cedo. Assim como Elvis Presley, cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Em 1950, ele entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, mas foi expulso por má-conduta (como por exemplo, tocar versões rock and roll dos cânticos da igreja).
Deixando a música religiosa para trás, ele se tornou parte do recém-surgido movimento rock and roll, lançando sua primeira gravação em 1954. Dois anos depois, no estúdio da Sun Records em Memphis, Tennessee, o produtor e engenheiro de som Jack Clement gravou com Lewis pelo selo, enquanto seu dono, Sam Phillips, viajava para a Flórida. Como conseqüência, Lewis juntou-se a Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash na lista de astros que começaram sua carreira no Sun Studios na mesma época.
As apresentações de Lewis sempre foram dinâmicas. Ele chutava o banquinho do piano da sua frente para poder tocar de pé, deslizava e batia suas mãos pelas teclas, subia no piano, pisava nas teclas e até mesmo sentava em cima delas. Chegou a botar fogo em um piano, jogando fluido de isqueiro dentro da cauda, somente por ter de deixar Chuck Berry encerrar o show: fato que ele não aceitava. Seu estilo frenético pode ser conferido em filmes como High School Confidential e The Girl Can't Help It.
Em 1986, Jerry Lee Lewis foi incluído na primeira leva de artistas a serem homenageados no Hall da Fama do Rock and Roll.Em 1989, um longa metragem baseado no começo da carreira de Lewis, intitulado Great Balls of Fire!, trouxe Jerry de volta aos holofotes. O filme foi baseado em um livro escrito por sua ex-esposa Myra, e no papel principal estava Dennis Quaid, com participações de Winona Ryder e Alec Baldwin.
Lewis nunca deixou de fazer turnês, e os fãs que o viram se apresentar dizem que ele ainda consegue fazer um show único, sempre imprevisível, empolgante e pessoal. Depois de anos sem gravar nada, Lewis lançou um novo álbum em 2006 chamado The Last Man Standing. O álbum teve grande sucesso de público e de crítica, sendo considerado como um dos melhores da carreira de Lewis. Em fevereiro de 2005, ele ganhou um “Prêmio Pelo Conjunto da Obra” da Record Academy, que também organiza o Grammy.

********************************
Essa lenda do Rock estará no Brasil em duas únicas apresentações: São Paulo (18/09 - Credicard Hall) e em Belo Horizonte (20/09 - Music Hall).
O show em BH demorou a aparecer na agenda de Jerry em seu site oficial, mas é muito bom ver BH recebendo artistas com tamanho talento. Infelizmente a geração atual pouco conhece sobre um passado, nem tão distante, mas repleto de qualidade, mitos e lendas; coisa extremamente escassa nos tempos atuais.
Eu e minha esposa assistiremos ao show em SP, pois quando compramos os ingressos não tinha nada falando sobre o de BH, mas de qualquer forma, tenho certeza que serão shows lendários para ficarem gravados na memória.
Salve o Rock n'Roll!!!

Segue abaixo uma palinha de Jerry no Youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...