13 DE JULHO: Saiba porquê hoje é o Dia mundial do Rock



[FONTE: Estadão]

Hoje se comemora o dia “Mundial do Rock”, em razão do “Festival Live Aid”, realizado em 1985, por “Bob Geldof”, ex-Boomtown Rats. O objetivo desse evento era arrecadar fundos e ajudar as vítimas da fome na “Etiópia” e “África”.

O Live Aid foi realizado durante dois dias no estádio de “Wembley”, na “Inglaterra” e no estádio “JFK”, nos “Estados Unidos”. Entre os participantes estavam o “Black Sabbath” com a formação original, “Queen”, “Bob Dylan” e outros grandes nomes do “rock’ n’ roll”.


BEATLES

Em janeiro de 1962, os “Beatles” fizeram o primeiro teste para uma grande gravadora junto com “Brian Poole” e “The Tremeloes”. E por incrível que pareça, a gravadora preferiu os rapazes dos Tremeloes do que os “Beatles”. No ano seguinte, eles lançaram o seu primeiro compacto: “Please Please Me”.


THE WHO

O guitarrista Pete Townshed passou a tarde em uma prisão de Nova York, nos Estados Unidos, por cometer um “vacilo”. Um policial invadiu o palco para avisar que uma casa bem próxima dali estava pegando fogo. Pete achou que ele fosse uma pessoa qualquer que só queria tumultuar e chutou o cara fora do palco. O pior foi que a platéia não acreditou na história do incêndio e só evacuou a área depois que o guitarrista foi retirado a força do palco.

Mais Who:

Keith Moon, baterista da banda, teve colapsos durante um show na Inglaterra e não pode mais tocar. O guitarrista Pete Townshed intimou alguém da platéia e um garoto de 19 anos, subiu no palco para assumir as baquetas da banda. E logo de cara, o “moleque” junto com os integrantes do Who mandaram “My Generation” e mais outros sons da banda.


CURIOSIDADE:

A censura já tentou calar o rock em vários episódios. Umas delas foi em 1956, quando a polícia de Cleveland ressuscitou uma antiga lei, proibindo menores de 18 anos de dançar em público. Anos depois, o “Irã” declarou que o rock’ n roll era uma ameaça à saúde. Médicos iranianos tinham advertido que dançar rock poderia causar danos aos quadris. E não para por aí. O show que Frank Zappa faria em Londres foi cancelado pelo excesso de conteúdo obsceno nas letras da trilha do seu filme, ‘200 Motels’. No mesmo ano, o Led Zeppelin foi obrigado a cancelar uma apresentação em “Cingapura” porque as autoridades locais não deixaram a banda sequer descer do avião em razão de seus longos cabelos.