Com olhar brasileiro, filme reconta drama de brasileiro morto em Londres


[FONTE: Globo.com]

O assassinato de Jean Charles de Menezes por policiais no metrô de Londres, em 22 de julho e 2005, ganhou nesta sexta-feira (26) as telas dos cinemas brasileiros, em versão assinada por Henrique Goldman na direção e Marcelo Starobinas no roteiro. Mas a dupla afirma que queria ir além de apenas retratar a morte do eletricista, confundido com um suposto terrorista – o foco é usar sua vida para retratar como vive a comunidade brasileira na Inglaterra.

“Nosso desejo era fazer um filme que celebrasse a vida dele e da comunidade brasileira no exterior. Queria homenagear esse jovem ambicioso e sonhador. Não lamentar que os imigrantes vão até lá para fazer o trabalho que os europeus recusam”, afirma o diretor Henrique Goldman, que mostra um Jean Charles envolvido nos mais diversos rolos para ganhar dinheiro, inclusive na compra de vistos para brasileiros conseguirem permanência no país. “Ele fazia esse tipo de coisa, mas não da forma que mostramos no filme”, garante o cineasta, que diz ter temperado a história real com ingredientes ficcionais.

Em “Jean Charles”, Selton Mello interpreta o personagem-título, e vem acompanhado de Vanessa Giácomo, Luis Miranda e Patricia Armani (prima do brasileiro na vida real), entre outros.