Paralamas faz primeiro disco "alegre" após acidente


[FONTE: Folha online]

Depois de quase quatro anos sem um álbum de inéditas, o Paralamas do Sucesso lançou nesta segunda-feira (9) seu novo disco, "Brasil Afora".

O grupo, que preferiu liberar o álbum primeiro na internet, considera o novo trabalho muito mais "alegre" do que o "soturno" "Hoje" (2005), composto ainda sob a atmosfera do acidente de ultraleve que colocou o vocalista da banda, Herbert Vianna, em uma cadeira de rodas em 2001.

As 11 faixas de "Brasil Afora" revelam um Paralamas mais parecido com o que os fãs da banda estão acostumados a ouvir: rock, reggae e ska tocados sobre letras de temáticas menos carrancudas.

"Esse disco tem o nosso sotaque, a nossa cara", afirmou o baixista da banda, Bi Ribeiro, à Folha Online. "O disco anterior é um pouco mais soturno. Este é mais solar, mais alegre. Ele flui."

Ribeiro diz que os últimos anos foram fundamentais para que Herbert e a banda se adaptassem às sequelas do acidente, que acabaram mudando o ritmo de produção musical do grupo. "Mudou muito o processo que a gente vem vivendo desde que houve o acidente com o Herbert. Demorou até ele começar a tocar de novo, fazer show, começar a compor."

Ele diz que "Hoje" foi o primeiro disco completamente composto depois do acidente porque o anterior, "Longo Caminho" (2002), já estava praticamente pronto antes do acidente. "O 'Hoje' foi uma espécie de 'olha continuamos vivos'."

É por esta razão que a gravação de "Brasil Afora" "fluiu muito mais fácil", apesar da demora de seu lançamento. "A gente queria ter lançado no fim do ano passado, mas estávamos acertando com a gravadora e trabalhando em outras coisas."


Internet e pirataria

"Brasil Afora" ainda não chegou às lojas, mas a banda já o disponibilizou na internet, onde ele pode ser comprado por R$ 23 ou por R$ 1,99 cada faixa. O disco físico terá 11 faixas, mas na versão on-line é possível ouvir "O Palhaço", canção composta exclusivamente para a rede mundial. Aqueles que preferirem comprar o CD terão de esperar até o dia 23 de fevereiro.

Além de vender o disco pela rede, a banda o colocou para audição gratuita.

"Isso foi um acordo da gravadora, não sei por que [saiu antes na internet]", afirmou o baixista, que não vê problemas nos downloads de música. "Eu não acho que baixar música seja pirataria porque quem gosta de disco acaba comprando mesmo. Pirataria é baixar e vender ele na esquina. Ter acesso eu acho muito bacana, democrático e ótimo pra música."


Turnê

Os Paralamas do Sucesso pretendem entrar em turnê entre os meses de maio e junho. "Vamos tentar cobrir o Brasil todo. Primeiro capitais e depois Brasil adentro", afirmou Ribeiro.

Para a composição do disco, ele diz que a banda não foi influenciada pelo rock feito hoje em dia. "Ninguém [da banda] tem ouvido novidade no rock. A gente escuta muito anos 60, The Who, Free, Led Zeppelin e raggae", concluiu o músico.