Queen volta a se apresentar no Brasil em novembro

FONTE: Estadão

SÃO PAULO - O lendário grupo de rock Queen vai tocar no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro, no Via Funchal. No lugar que foi do mítico cantor Freddie Mercury estará o cantor Paul Rodgers, ex-vocalista das bandas Free e Bad Company. A banda tocou por aqui pela primeira vez em 1981, no Estádio do Morumbi, e depois no primeiro Rock in Rio, em 1985. Participe do Quiz do Rock in Rio.


"Nunca pensei que iria gostar de fazer isso de novo", disse o guitarrista Brian May, do Queen, ao iniciar a primeira turnê com Paul Rodgers, em 2005. "Eu era contra a idéia de colocar alguém para personificar Freddie de algum jeito. Então, de repente, estou olhando para esse cara que não tenta de jeito algum tomar o lugar de Freddie. Ele tem seu próprio lugar na música e nós estamos habilitados para reinterpretar aquelas canções com alguém que nos entende - e as canções adquirem um sentido novo".

A colaboração começou em 2004, quando eles tocaram na primeira cerimônia anual do UK Music Hall of Fame Awards, em Londres. Rodgers e o Queen tocaram We Will Rock You, We Are The Champions e All Right Now.

"Havia uma química natural entre nós quando tocamos juntos", disse Rodgers. "A idéia tomou corpo depois daquilo, e aquele momento criou vida por si próprio". Já Roger Taylor observou que "Paul é uma das pessoas que influenciaram muitos grandes cantores, e Freddie era um grande fã dele. Eu sempre tive a esperança que nós excursionássemos de novo e estou maravilhado que estamos fazendo isso. Mais que tudo, é a nossa profissão. É o que fazemos e o que nos sentimos bem fazendo.

Em 2005, eles tocaram em 32 lugares na Europa e Reino Unido, finalizando com um grande concerto no Hyde Park. O Independent escreveu que "havia um tipo de mágica no ar quando o Queen tocou seu primeiro concerto desde 1986".

O sucesso fez com que eles excursionassem de novo em 2006, com 23 datas entre Canadá, Estados Unidos e Japão. Depois, saíram pelo Leste Europeu e outros 14 países. Agora é a vez da América do Sul.

O Brasil terá a sorte (ou a falta de sorte) de assistir à estréia no palco do novo disco da banda, The Cosmos Rock, que teve lançamento mundial no sábado, 28. As faixas foram compostas por May, Taylor e Rodgers durante sua turnê. Inclui a canção especial Say it’s Not True, feita para o festival beneficente organizado por Nelson Mandela na África do Sul, a favor das vítimas da Aids.