VIVA A VIDA!



Você me conhece? Gostaria de falar algo para você. Talvez você tenha pouca idade e acredita que ainda viverá muitas coisas (você está certo). Talvez você tenha alguns anos acumulados e já tenha vivido muitas coisas. Talvez você goste de agito, talvez não. Talvez você seja pacato, talvez não. Mas gostaria de falar algo... e isso é muito importante. Existem coisas que são lógicas nesta vida, por exemplo: o fogo queima, a água molha, se você correr você se cansará... coisas deste tipo. Mas existem outras que de tão simples não são notadas e outras que de tão importantes são colocadas sob exagerados holofotes.

Não acredite em tudo que falam quando você é criança. A maioria das palavras são usadas apenas para fazer você sorrir. Aproveite os abraços e os carinhos de seus pais, quando você crescer a correria deste mundo vai acabar por afastá-los um pouco. Cuide bem dos seus irmãos, eles são as pessoas que você poderá sempre contar.

Relaxe.

Estique-se mesmo que seja por trinta segundos. Seu corpo é seu melhor dom. Aprenda a usá-lo. Não se ache gordo demais e nem magro demais. Não exagere nas cirurgias. Os principais valores estão guardados no coração. Vista uma roupa clássica, se assim se sentir bem. Vista qualquer roupa, se este for o seu momento.

Sorria.

Caras emburradas não melhoram o dia, não trazem amores perdidos. Você trabalha muitos músculos quando sorri, acredite. Tente sorrir mesmo quando quiser chorar. 

Mude os hábitos.

Viva cada momento presente intensamente. Eles são únicos. Deixe o amanhã para amanhã. Não deixe suas ansiedades controlarem você. Os dias não se repetem e você poderá não ter a mesma oportunidade duas vezes. Esteja preparado.

Cante.

Mesmo quando os problemas surgirem te sufocando. Mesmo que sua voz seja desafinada. Não importa. Apenas cante. Debaixo do chuveiro, dirigindo, caminhando. A música satisfaz a alma.

Não se contente com o pouco que tem e nem seja ingrato com o que já conseguiu. Não se ache maior do que alguém. O maior de todos os homens nasceu e viveu simples mesmo tendo todo o poder em suas mãos. Seja honesto mesmo que não tenha ninguém por perto. As melhores conquistas da vida não são materiais. Entenda isso.

Ame.

Com a simplicidade da inocência. Não queira receber afagos sempre. Preocupe-se apenas em dar carinho. Cuide bem de quem você ama. Entenda os defeitos. Seja paciente durante as mudanças. Converse. Sempre é possível encontrar um ponto de consenso. Entenda que o outro é um ser humano como você, com sentimentos, defeitos e qualidades. Comente as qualidades, ajude nos defeitos. O tempo neste planeta é curto quando se ama alguém.

Ore.

Mesmo que seja por alguns minutos. Ainda que seja no carro ou no ônibus. Dialogue com Aquele que te criou. É necessário. Entenda que você não está sozinho, mesmo quando não tem ninguém ao seu redor.

Elogie sua esposa quando ela voltar do salão. Ela te retribuirá com muitos beijos.

Esteja presente nos maus momentos. Nos bons todos querem um pedaço.

Aprenda com seus erros. Aprenda a dizer: “Eu errei”

Não critique alguém por errar. Ensine-a.

Perdoe aquele que te magoou. Esforce-se.

Você pode não mudar o mundo fazendo estas coisas, mas acredite, estará mostrando aos outros como começar. Não se importe com as pedras que são atiradas contra você. Poucas pessoas gostam de ver alguém no caminho certo.

Persista. 

Nem todos entendem os sonhos. Guarde-os enquanto você se prepara para realizá-los. Tenho certeza que ele não é tão complexo quanto a vida e nem tão simples como arroz e feijão. Lute. Vá atrás.

Bem... lembra do fogo? Tenha cuidado, ele realmente pode machucar.

05/02/2004


É a primeira vez que publico o "Viva a Vida!".
Foram mais de quatro anos guardados no baú
e nada foi alterado desde sua criação.