sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMIDA DI BUTECO

[FONTE: Site Agenda]

Eu Boteco. Tu Botecas. Nós, Comida di Buteco.

Este é o tema da décima segunda edição do primeiro e maior concurso de gastronomia de botecos do Brasil.

A boemia, o charme e os encontros proporcionados pelo Comida di Buteco tomarão conta de Belo Horizonte. Os já assíduos botequeiros e os que pretendem comparecer este ano podem se preparar para as iguarias e profusões de sabores que esta edição irá trazer. Serão onze ingredientes do Norte de Minas, entre eles: carne de sol, peixes do São Francisco, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha), feijão andu, requeijão escuro, buriti, cagaita, seriguela, rapadura, sementes de coentro fresca e manteiga de garrafa. Algumas pitadinhas do tempero de Januária, Janaúba, Salinas, Pirapora, Montes Claros, Grão Mogol e Bocaiúva serão apreciadas pelos botequeiros de plantão.


“Na realidade estamos prestando uma homenagem à região norte do estado que, por sua vez, conta com sete microregiões. O número de ingredientes é uma referência a 11ª edição do evento. Houve uma grande pesquisa com os moradores da região sobre cada ingrediente, pois queríamos pegar os mais básicos e expressivos e os mais inusitados. Tem um exemplo ótimo que é o buriti ou cogumelo do sertão, que você descasca ele, tira as lascas e deixa secar. Outro que vale destacar é o coentro, porque as pessoas acham que se pode usar só a folha, mas a semente também é muito utilizada, inclusive na culinária indiana. É uma região que mistura a caatinga com o sertão, lembrando muito o nordeste brasileiro, mas com sua própria personalidade. Em matéria de culinária, provavelmente seja a região mais rica do estado.

Cultura culinária/gastronômica sempre foi nosso objetivo. Acho que o público entende muito bem isso e, assim como aconteceu com o controverso jiló, vai se esbaldar - e conhecer também um pouco mais sobre os nossos ingredientes, sobre nossas raízes, enfim, sobre nossa cultura, explica Eduardo Maya, um dos realizadores do projeto.

Em Belo Horizonte, 41 botecos entrarão na disputa mais uma vez. O evento, além de BH, será realizado, simultaneamente, em 15 cidades e pela primeira vez chega a Juiz de Fora, Belém, Manaus e Fortaleza. Os grandes anfitriões da festa, os donos dos bares, terão que continuar atentos ao bom atendimento, higiene e temperatura da bebida, porque esses itens continuam contando pontos. “Entendo como "expansão" muito mais que estar em 15 cidades, mas estar contribuindo para que o cardápio nacional da culinária de raiz seja redesenhado, enaltecido e reconhecido pelos brasileiros e até além das fronteiras nacionais. E não menos importante, assistir a transformação de pequenos estabelecimentos em "negócios", geradores de emprego e renda e que com o mesmo impacto da transformação culinária, reflete uma transformação sócio-econômica de todo um setor”, reflete Maria Eulália Araújo, outra realizadora do projeto.

Segundo os realizadores do concurso, as 15 cidades foram escolhidas pela sua "vocação botequeira", potencial de crescimento do evento e culinária representativa. Eles apontam ainda, como uma das grandes vantagens do Comida di Buteco, o projeto ter um conceito que pode ser aplicado regionalmente, respeitando as características de cada cidade e enaltecendo a culinária de cada região.

Circuito Arte e Cultura 2011

Como em 2010 o Circuito Arte e Cultura será realizado em nove bares, um em cada regional. Serão shows diversos, exposições fotográficas e uma apresentação de dança. A região norte será fonte de inspiração para os artistas. “Um aperitivo para eles, mas não um tema fechado”, define Sâmara Santana, curadora do Circuito.

O evento esse ano começa, simultaneamente, em 15 cidades: Belo Horizonte, Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto, Uberlândia.

Agendada para os dias 21 e 22 de maio a tradicional festa de premiação A SAIDEIRA, promete mais um ano de muita comida saborosa e excelente programação. No cardápio musical nomes como Luis Melodia, Fino Coletivo e muitas outras surpresas irão temperar a festa que reunirá num só local os 41 botecos participantes e seus tira-gostos maravilhosos! Aguardem detalhes dessa “receita bem temperada”!

Período: 15/04/2011 à 15/05/2011
Site para mais informações acesse: www.comidadibuteco.com.br

1 comentários:

  1. Oi!

    Quero divulgar meu novo blog pessoal, que tem algumas fotos minhas, um pouco sobre mim e informações de contato lá!

    Quem quiser me ver, basta acessar http://renatazinhalove.blogspot.com ;)

    Beijinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...