sábado, 11 de abril de 2009

O blog de Caetano acabou em disco


[FONTE: Revista Época]

Caetano Veloso mantém o blog obraemprogresso.com.br há anos. Nele, discute tudo, bate papo e até conta detalhes de sua incontida criatividade. Foi assim que nasceu o CD zii e zie (Universal), que chega às lojas neste fim de semana. O disco é uma espécie de continuação do blog. Ou de um blog em forma de discos. O blog de um farol musical, um “tio” de todos os iniciantes em MPB.

São 13 faixas, 11 delas de autoria de Caetano emendadas como uma suíte ao desencanto pela destruição de um mundo. O mundo do próprio Caetano, feito de humor e experimentação. Tem até uma canção intitulada "Menina da Ria", em referência ao "Menino do Rio", dos anos 70. Mas a menina é africana e mora em Ria, em Aveiro, Portugual. E muitos outros sambas, sempre acompanhados pela banda de jovens roqueiros experimentalistas, liderados pelo guitarrista Pedro Sá, que virou a maior fonte de inspiração do músico baiano.

Medo, ausência, dúvida e vazio estão entre os temas do trabalho. O título vem do italiano: "zii e zie" significa tios e tias. Caetano diz que o título vem da saudade que ele tem de São Paulo em um disco supercarioca. Carioca a ponto de fazer um samba exaltação, "Lapa", sobre o renascimento do bairro boêmio. O arranjo ruidoso para banda de rock, não consegue encobrir uma homenagem aos novos tempos de Lula e FH. Guinga e Pedro Sá.

zii e zie não chega a ser um disco ruim. Mas se a gente pudesse tirar todas as distorções roqueiras e ficar com as canções e os achados poéticos, o resultado seria um bom disco de bossa nova. Pena que Caetano anda tão fascinado pelos modismos atuais, como distorção e internet. Seu blog talvez seja a sua obra maior hoje em dia. E vale a pena ser visitado. Nunca um músico expôs tanto as suas ideias. Talvez Caetano exiba, hoje, melhor desempenho como blogueiro do que como músico.

1 comentários:

  1. Olá Mano Riva Moutinho!
    É, vc veio pra falar e falou...
    Digo isso porque "falar" do Caetano quase nunca se vê da forma como escreveu...
    Ou a gente ouve alguém detonando o cara, que pra mim chega a ser uma heresia ou elogiando demais...
    Mas vc falou o real, sem dizer que ele é assim ou assado, que está assim ou assado... Ainda não ouvi o CD. Mas vou "catar agora mesmo e ouvir...
    Aqui na internet se pode tudo, né?
    Aí depois eu volto e digo o que achei, ok?
    Ah! Fui no blog dele, que eu não conhecia, e ele diz que agora não
    poderá mais fazer comentários lá...
    Será que ele retirou esta oportunidade "das gentes" dizer o pensa??? Será??? Afff...
    O que aconteceu?
    De uma sua irmã em Jesus e admiradora...
    Laura Jardim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...